Livros incríveis pra quem gosta de arte


Pra mim a arte sempre foi algo intimamente conectado com a emoção. Tudo que eu sentia quando criava ou quando via algo que me agradava vinha de um lugar que eu nunca soube explicar.

Quando me vi frente a frente com a oportunidade de estudar sobre o assunto confesso que fiquei com medo de que a magia fosse destruída e a arte nunca mais fosse a mesma pra mim. 

Então eu finalmente me deixei levar (na verdade fui obrigada pela necessidade de aprovação em uma matéria da faculdade, mas vamos fingir que foi uma jornada pessoal) e vi que quanto mais eu lia e quanto mais eu descobria sobre a história, outros artistas e opiniões, mais a arte fazia sentido pra mim.

E quando falo em fazer sentido não quero dizer que ela deixou de ser algo conectado com a emoção e passou a ser algo bem delimitado - muito pelo contrário, foi estudando sobre a arte que entendi que ela pode vir de qualquer lugar, assumir qualquer forma e te fazer sentir absolutamente qualquer coisa (inclusive nada). 

Nessa jornada de conhecimento de um mundo que era tão próximo de mim e ao mesmo tempo tão afastado li muita coisa. Muita gente me ajudou nesse processo com recomendações que mudaram o jeito que eu passei a me relacionar com a arte - e é por isso que queria compartilhar com você também as dicas de leitura que colecionei no caminho.  

Vão aí então alguns livros incríveis pra colocar na sua lista: 

 Isso é Arte? - Will Gompertz

 Will Gompertz com certeza é um nome que vai aparecer mais de uma vez por aqui - ele tem um jeito de escrever que parece mais uma conversa com um amigo próximo do que palavras escritas pela pessoa excepcional que ele é. 

Esse livro especificamente acho muito interessante por contar parte da história da arte de um jeito rápido, não maçante e que traz questionamentos que vão te fazer remexer tudo que você acha que sabe sobre o assunto. Já tentei ler outros livros sobre história e confesso que não aguentei chegar até o fim - esse, apesar de só falar de arte moderna, não me deixou cansada em nenhum momento e me ensinou muito mais do que eu poderia imaginar que um livrinho só fosse capaz. 

"A arte não existia pra reproduzir o visível; o que ela faz é, antes, tornar a vida visível."

O livro é bem mais teórico que os demais que vou indicar abaixo, mas prometo com todas as minhas forças que vale a pena. 

Pelas Paredes - Marina Abramovic

Esse livro é uma biografia. Se você nunca ouviu falar de Marina Abramovic sugiro que faça uma pesquisa rápida sobre as suas obras e assista a esse vídeo aqui (foi o que me conectou com ela pela primeira vez). 

Apesar de muita gente julgar a artista e dizer palavras inacreditavelmente rudes a seu respeito, vejo nela uma magia e alguma coisa que não consigo traduzir em palavras, mas que só se reforçaram ao ler o livro. Ela é a minha artista preferida - não necessariamente pelas obras, mas por quem ela é e pelo que ela defende. 

É um choque de realidade sobre o que é ser um artista de verdade e sobre todo o trabalho e investimento físico e emocional que acontece por trás daquilo que a gente vê pronto por aí. 

"Sinto que se vermos a arte como algo isolado, algo sagrado e separado de tudo, significa que não é vida. A arte deve ser parte da vida. A arte deve pertencer a todos."

Pense Como um Artista - Will Gompertz

Esse é um livro bem mais prático e íntimo para os artistas e criativos. Não fala muito sobre a história da arte, nem obras, nem estética, nem nada muito teórico, mas dá dicas práticas de como aplicar a criatividade onde quer que você esteja. 

Não vou me estender muito nesse assunto porque já fizemos um post por aqui com alguns dos ensinamentos da obra - corre lá rapidinho e depois volta aqui pra mim. 

"Os artistas parecem sempre glamourosos e abençoadamente desapegados, mas na verdade trabalham de maneira incansável: são como os cães, que permanecem roendo o osso quando a maioria de nós já desistiu e foi pra casa."

O Caminho do Artista - Julia Cameron

Eu preciso confessar logo de cara que o estilo desse livro não é um dos meus preferidos. A leitura (que na verdade é um curso) foi bastante sofrida pra mim e faz algumas referências que nem sempre estiveram conectadas com as minhas crenças e sentimentos. 

Contanto no entanto todavia, ele me doou pensamentos e indicou exercícios que provavelmente vou levar comigo pra vida toda - e é por isso que ele ganhou um espaço nessa lista. Ele me fez descobrir coisas sobre mim que nem eu mesma sabia, então vale sim a leitura (mas saiba que você precisa entrar nele 500% investido no processo). 

"Assuma o controle da sua vida e o que acontece? Uma coisa terrível: você não terá mais ninguém pra culpar."

 Série "The Art of ..." da Disney

A série de livros da Disney que fala sobre o processo criativo de alguns dos principais filmes é absolutamente imperdível. Recheados de textos explicativos, esboços, cores, cenários, personagens, expressões e vestimentas, os livros são um baldinho precioso de referências e inspiração para qualquer artista

Que eu saiba a série não foi traduzida para o Português ainda, mas mesmo pra quem não entende Inglês acho que vale bastante o investimento pela quantidade de referências visuais. 

Você encontra esses livros em sites como a Amazon (do Brasil mesmo) buscando por "The Art of *nome do filme em inglês*". Eu tenho o da Moana, Coco e Enrolados (Tangled em Inglês). Dentre os 3, o da Moana é o que conquistou um espaço maior no meu coraçãozinho. 

Criatividade S.A. - Ed Catmull

Ed Catmull é o presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios. Nesse livro ele conta um pouco sobre a história da Pixar sob uma perspectiva de negócios e dá dicas incríveis para superar obstáculos e conseguir aproveitar o potencial criativo de qualquer pessoa ou empresa. 

"O fracasso não é necessariamente ruim. Na verdade, ele não é ruim. É uma consequência necessária de se fazer algo novo."

 Roube Como um Artista - Will Gompertz

Esse é o último livro de Will Gompertz que vai aparecer por aqui, eu prometo (até porque essa era a última dica que eu tinha pra dar de qualquer maneira). 

"Roube Como um Artista" é um mini livrinho que te liberta da pressão de criar coisas inovadoras jamais vistas antes na história da humanidade. Ele é bem baratinho e dinâmico, vale ter sempre por perto.

"Não é todo mundo que vai te entender. As pessoas vão interpretá-lo errado, bem como o que você faz. Podem até xingá-lo. Então fique à vontade em ser mal compreendido, menosprezado ou ignorado - o truque é estar trabalhando, ocupado demais pra se importar."

Quais são os seus preferidos? 

Você leu algum livro que transformou o jeito que você olha pra arte? Deixe nos comentários pra que a gente tenha ainda mais referências e possa aprender cada vez mais (sobre a história, sobre a criatividade, sobre a arte, sobre o mundo e sobre nós mesmos).

Com amor,
Re

2 comentários


  • Ana Rebeca

    Eu já li roube como um artista e não resisti e acabei comprando para ler mostre seu trabalho do mesmo autor, o que é incrível ambos, a visão que ele trás referente ao trabalho de um artista. Muito bom.


  • Gabriela Gois

    Estou lendo no momento Criatividade S.A e estou amando ter uma visão ampla de coisas que eu talvez nunca poderia se quer pensar, pretendo futuramente comprar o livro em formato físico visto que estou lendo no digital. Já quero ler toda essa lista!!


Deixe um comentário