7 Maneiras de Apoiar um Amigo Artista


Mais do que em qualquer outra profissão, o artista que quer ter uma renda a partir da arte precisa de apoio, principalmente nos primeiros passos. Por isso, apesar de gratificante, seguir carreira no ramo artístico pode ser uma jornada bastante ingrata. Enquanto conquistar o apoio do público pode ser uma tarefa árdua por si só, um artista sempre deveria poder contar com seus amigos e familiares pra dar o start na carreira, mas nem sempre é assim. 

Mesmo que na melhor das intenções, muitas vezes fazemos ou falamos coisas que em vez de estimular que o nosso amigo continue criando acaba dificultando ainda mais o seu processo. Por isso, apresentamos 7 maneiras de apoiar (de verdade) o seu amigo artista: 

1. Faça um investimento

Uma das maneiras mais simples - mas que ainda assim vale mencionar - de apoiar um amigo artista é comprando algum trabalho que ele disponibilize para venda. Seja uma pintura original caríssima ou um simples adesivo, é o ato (e não a quantidade do investimento) que pode dar a ele uma força extra para seguir em frente.

Seja por falta de dinheiro ou porque a sua renda depende de outra pessoa, às vezes investir financeiramente está fora de questão, mas existem outros jeitos de "investir" no trabalho do seu amigo que são completamente gratuitos.  

2. Não peça

Por mais tentador que seja, evite pedir que o seu amigo te faça um trabalho de graça - e essa intenção pode ser dada sem querer na forma de simples comentários como "ahhh, me dá!" ou "faz um desse pra mim?". Além de deixar o artista em uma posição desconfortável (afinal, você é amigo dele), desvaloriza a arte como profissão. 

Nesse tópico entra também pedir desconto para comprar algum produto que esteja à venda. Se o seu amigo acabou de abrir um negócio, é provável que ele também não tenha dinheiro suficiente pra te dar um desconto, então é melhor comprar no valor integral ou não comprar. 

É claro que se ele te der ou oferecer algo, está tudo bem aceitar (eu mesma já dei desenhos originais voluntariamente como presente), mas em situações contrárias faça o possível pra não deixar o seu amigo em uma saia justa. 

3. Interaja  

Uma simples curtida em uma rede social ou um comentário positivo sobre um trabalho já podem fazer uma grande diferença. Para o artista, saber que as pessoas que ele mais gosta estão apoiando sua carreira é essencial. 

4. Compartilhe

Compartilhar a postagem de um amigo nos seus stories, por exemplo, não custa nada. Colocar junto um comentário positivo ou um gif de um bichinho fofo dançando não custa nada também - mas vai fazer o dia do artista e ainda pode levar novas pessoas a conhecer o seu trabalho. 

5. Conecte e Recomende

Se você conhece alguém que poderia ajudar na carreira do seu amigo (por exemplo que o poderia contratar ou trabalhar em um projeto de colaboração), apresente-os. A maior parte das oportunidades de crescimento dentro de uma carreira independente vem das conexões - e elas podem ser facilitadas a partir de um contato em comum.

Quando alguém pedir sugestão de presente, estiver querendo um novo item de decoração ou estiver procurando algo que você sabe que o seu amigo pode oferecer, não deixe de recomendar os serviços e compartilhar meios de entrar em contato (como por exemplo uma conta no Instagram). Assim, você pode encontrar meios indiretos de investir financeiramente sem gastar nem uma moedinha. 

6. Dê opinião,

mas só quando o artista quiser. Se o seu amigo pedir um feedback sobre algum trabalho, seja honesto. Diga exatamente o que pensa e ajude-o a melhorar onde precisa. Nesse caso, qualquer tipo de crítica construtiva é sempre bem vinda. São esses comentários que ajudam a crescer e encontrar novas maneiras de ganhar o coração de mais pessoas. 

No entanto, nunca dê opinião sobre coisas que não te dizem respeito - por exemplo sobre carreira ou sobre como você acha que seu amigo vai acabar vendendo arte na praia (acredite, nós estamos bastante cientes dessa possibilidade). Ele investe na carreira artística porque ama e, enquanto estiver feliz, você deveria estar também. 

7. Esteja presente 

Essa última dica sozinha já é mais do que o suficiente. Esteja presente para ouvir e apoiar o seu amigo nos diferentes estágios da sua carreira. Muitas vezes tudo que ele vai precisar é ouvir uma palavra de apoio ou simplesmente ter alguém por perto pra conversar sobre suas dificuldades e compartilhar seus sucessos.   

 Resumindo...

Um pouquinho de apoio nunca fez mal a ninguém. Seja na dança, na literatura, na música, teatro ou até mesmo na produção de vídeos, saber que existem pessoas que ainda acreditam na arte dá esperança a todos de que o mundo seja, um dia, um lugar melhor.

Com amor,
Re

5 comentários


  • Natália

    Que textoooo :)


  • Giovanna

    Eu ameeeii! Sou uma jovem artista em progresso hahaha e concordo com as dicas, acho muito importante a valorização do nosso trabalho✨


  • Nandes

    Puts, esse texto caiu como uma luva pro meu momento aaaaaa 😍


  • Tay

    Gente q hino de texto❤️


  • Fernanda

    EU AMEI RE✨


Deixe um comentário