O bloqueio criativo e as ferramentas de combate


Se você trabalha com criação, é provável que já tenha se sentido esgotado, desmotivado ou sem ideias em algum momento. Esses podem ser alguns dos sintomas de um bloqueio criativo, que é entendido como a perda temporária de habilidade para continuar gerando conteúdo.

Apesar de ser desesperador e muitas vezes parecer sem saída, a boa notícia é que o bloqueio pode ser combatido renovando as suas fontes de inspiração. Por isso, resolvemos deixar aqui algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar a reencontrar o seu potencial criativo

TED Talks

Pra ter uma ideia do poder da ferramenta, eu já vi muita gente que não gosta de discursos motivacionais se rendendo aos inspiradores ensinamentos das TED Talks. Dentro de um leque gigante de temas das mais variadas áreas, algumas conversas falam especificamente sobre criatividade

Pra dar uma chacoalhada na sua forma de ver as coisas, assista: 

Netflix

Pra alegria dos "binge-watchers" (quem gosta de assistir séries numa tacada só), existem muitos documentários e séries na Netflix que também podem te ajudar a reativar a sua motivação para criar. Alguns títulos incluem "Como o Cérebro Cria", "Abstract", "Chef's Table", "Hilda" e "The OA". 

Particularmente, recomendo ainda um título que não está na Netflix mas está no coração: "Marina Abramovic - A artista está presente". 

Jogos

Muitas vezes um estímulo estético ou emocional também pode te inspirar e funcionar como referência para criar algo novo. Alguns jogos como "Monument Valley" (mobile), "Scribblenauts" (mobile, PC e console), "Ori and The Blind Forest" (PC e console), "Unravel" (PC e console) e "Zelda: Breath of The Wild" (console) são capazes de inspirar qualquer um que se deixe levar pela história. 

Pinterest e Behance

Ambas plataformas funcionam como uma ferramenta fortíssima para pesquisa de referências - a diferença é que no Behance você pode encontrar postagens separadas por autor ou projeto com ênfase para a área profissional, principalmente quando se trata de design, fotografia ou publicidade.

Daisie

O Daisie é uma iniciativa da Maisie Williams, famosa por interpretar o papel de Arya Stark em Game of Thrones, e funciona como uma plataforma para conectar jovens artistas e criar oportunidades de negócio entre eles. Apesar do app ainda não ter alavancado aqui no Brasil, ele já está disponível na App Store e é um canal que vale a pena ficar de olho. 

Medium

Pra quem gosta de se perder em textos, o Medium é o lugar certo. Nele você pode tanto escrever quanto encontrar textos de outros usuários que também precisavam de um lugar seguro para compartilhar grandes histórias e ideias. 

Quanto mais, melhor!

Nesse vídeo a Fe falou mais sobre algumas dessas ferramentas e ainda deu outras sugestões de TED Talks pra colocar na lista. Se você também lembrar de algo legal que te ajuda a combater os tão temidos bloqueios, deixa nos comentários e vamos nos ajudando a recuperar o potencial criativo que existe em todos nós.

Publicação por 
Renata de Camargo

5 comentários


  • Miura

    Amei os conselhos e já comecei a ver os documentários!


  • Carol Martins

    Meu bloqueio não relacionado a desenho em si mas a escrever, esse post vai ser de muita utilidade para quando tiver o costumeiro break na historia… Obrigada pelo mimo <3


  • Ariadne

    Eu também comprei um sketchbook e estou com um bloqueio do que desenhar nele


  • Gabriele

    Boas dicas sempre quando tem novidades venho aqui!


  • daniel mendes

    comprei o sketchbook e tô no bloqueio e não tenho ideia do que eu quero fazer nele


Deixe um comentário


Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados



✔️ Produto adicionado com sucesso.