Se organizando com um Planner


Hoje em dia quando falamos de organização, logo surgem os queridinhos do momento: os planners.

Um planner nada mais é que uma “agenda organizadora”. Cada um tem seu jeitinho diferente mas em geral são compostos por uma série de calendários, listas, tabelas para acompanhar hábitos, planilhas para gastos, organização de trabalho/estudo e páginas para registrar metas e sonhos… O objetivo é através do papel (ou digitalmente) planejar e organizar sua vida de forma que você consiga sobreviver ao ritmo frenético dos dias atuais e ainda realize seus sonhos. A ideia é boa, né?

Agora a verdade: é super comum a gente se empolgar na organização no começo do ano e acabar desistindo depois, deixando tudo de lado... Pensando nisso eu criei meu próprio planner, de um jeito que realmente funcionasse para mim e até agora (já estamos em agosto) sigo utilizando ele, firme e forte! Vim então compartilhar um pouco da minha experiência com esse tipo de organização e mostrar para vocês o meu planner, que vocês também podem ter.

Bom, a primeira coisa que eu queria do meu planner é que ele fosse prático! Eu adoro a ideia de coisas como bullet journals, em que você desenha e decora artesanalmente sua semana, mas eu conheço minha rotina e sei que não teria tempo para isso. Por outro lado, eu queria a liberdade de poder decorar e adicionar mais páginas sempre que tivesse um tempo livre, por diversão! Sem ter a obrigação de repetir a mesma coisa todo mês. Além disso, era importante para mim ter apenas o essencial, que eu realmente utilizasse e não ficasse sobrando (páginas em branco me dão muita agonia rs).

Foi assim que junto com a Raíssa Medrado criei o Planner Secreto! 

Um produto digital feito para ser: prático, acessível, divertido e completo. Adquirindo nosso planner, você recebe automaticamente por email uma série de arquivos (vem muitas opções mesmo) para imprimir em casa ou na gráfica e assim montar seu próprio planner do jeitinho que você precisa. Eu uso o meu em um fichário (foi só imprimir e fazer furos), mas você também pode prender as folhas em uma prancheta, guardar em pastas e carregar só o essencial… você que sabe!

Quer saber tudo que vem no Planner Secreto? Eu faço um tour…

O tema que escolhi para esse ano foi “Planner Secreto” inspirado por desenhos e filmes de espiãs/espiões (AMO) e também pela ideia de dominar o mundo rs Afinal de contas, se estou me organizando o mínimo que eu espero é conquistar esse mundão!

 

Por isso desenhei um apetrecho super divertido para ser a capa de cada mês! Criei desde tênis estilosos e turbinados até um batom anti-embuste hahaha Fica super divertido chegar no mês e ler a descrição desses objetos que parecem comuns mas são super mirabolantes! E então chega a parte de organizarmos para VALER, então aqui vai a lista de tudo que inclui:

  • Ficha de identificação do agente (introdução do planner)
  • Páginas para anotar planos infalíveis, ideias mirabolantes, missões (metas) e sonhos secretos
  • Diário da gratidão (uma folha dedicada a agradecer e também registrar o que pode ser melhorado)
  • Missões diárias (agenda para anotar tudo sobre seu dia)
  • Arquivos mensais
  • Arquivos semanais
  • Pequenos calendários coloridos (eles podem ser recortados e colados pelo planner ou utilizados na folha mesmo)
  • Calendários mensais limpos
  • Capas ilustradas para todos os meses
  • Capas estilo “envelopes” que podem ser usadas como divisórias
  • Um mapa-mundi
  • Organização dos estudos (grade de aulas, lista para datas de provas e trabalhos, lista para bibliografia)
  • Controle financeiro (gastos semanais e mensais, balanço anual, cartão de crédito)
  • Tarefas
  • Recortes para decorar (divisórias, bandeirinhas e post-its)
  • Envelopes para recortar e montar

Agora se você quiser entender ainda melhor como funciona cada um, você pode tanto dar uma lida no post da Raíssa como pode assistir meu vídeo:

Consigo me organizar bem com o Planner Secreto porque ele só precisa que você complete as informações! Ele já vem todo bonitinho em cores pastéis e quando sobra tempo uso algumas canetas e os recortes inclusos para decorar… como fiz os acessórios nas mesmas cores, não tem erro, posso fazer na pressa e continua tudo combinando ;)

Meus materiais preferidos para decorar o planner.

Acho legal lembrar também que você pode ir testando e descobrindo qual o melhor jeito para você se organizar, então é só imprimir o que precisa e fica bem mais fácil de preencher e acompanhar. Foi essa flexibilidade que fez eu me habituar e continuar com esse! Eu particularmente uso a página semanal e assim consigo anotar o que preciso fazer cada dia, ao mesmo tempo que visualizo a semana toda, e o calendário limpo, que é onde anoto os compromissos mensais importantes assim que vou sabendo da existência deles. 

Além disso, meu momento preferido é sentar todo comecinho de mês e preencher o diário da gratidão. De vez em quando volto para ler o que eu escrevi nos meses anteriores e é incrível ver como tudo se refletiu na minha vida… as coisas pela quais sou grata mostram quais foram as minhas prioridades e felicidades naquele mês e ao ler o que eu anotei como" coisas que posso melhorar" vejo como aos pouquinhos estou mudando e me tornando melhor. Mal posso esperar para ler tudo de uma vez no final do ano e assim ter uma retrospectiva!

Se você quiser adquirir o seu é só comprar no botão abaixo, ele custa apenas 25 reais e os arquivos chegam pelo seu email:

 O “Planner Secreto” é uma série de arquivos digitais e está atualizado para ser usado em 2019 e 2020. 

Caso você queira uma opção mais minimalista e barata, ainda tem meu Planner anterior! Ele é todo em preto e branco (o que economiza na hora de imprimir) e também está atualizado para 2020. Você pode saber mais no post da Raíssa, aqui.

Com amor, 
Fe

 


2 comentários


  • Daniela Sampaio Saraiva

    Gostaria de saber se vocês estão vendendo já o planner 2020, e como são os dias nele, qual a disposição. Isso é muito importante pra mim. obrigada


  • Yanessa

    Eu amo Bullet journal, mas trabalhando o dia todo tenho zero tempo pra isso, o planner foi a melhor opção, tenho deixado um pouco de lado nos últimos dias, mas já coloquei do lado da minha cama pra usar mais kkk


Deixe um comentário